Quantcast
Channel: HQFan
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2851

Estreia D.A.D.A., no Social Comics, HQ baseada na cultura africana

$
0
0
No Dia da Consciência Negra (20/11), estreou no Social Comics, plataforma de streaming de quadrinhos, a série D.A.D.A., com o roteiro de Roberta Araújo, arte de Renata Rinaldi e cores de Dani Mota. O lançamento faz parte do selo Pagu Comics, formado e voltado para mulheres. As histórias são baseadas na cultura africana. 

Segundo o enredo, a  história se passa no futuro, depois que um apocalipse enviou a Terra para uma era sem tecnologia. Nesse cenário árido e violento, quatro mulheres negras, com poderes de suas orixás, tentarão proteger o que restou da humanidade. Dorothy, Ângela, Dandara e Aretha protegem um grupo de pessoas mostrando toda a força do poder que carregam consigo. As personagens foram inspiradas em personalidades históricas.

A roteirista Roberta Araújofalou sobre a representatividade negra nos quadrinhos: "Eu sinto falta de pessoas negras produzindo quadrinhos. Porque a nossa vivencia é completamente diferente de quando tem alguém branco usando personagens negros. Dificilmente esse artista vai tratar sobre racismo, silenciamento e quando trata sobre isso passa super batido, mas nem é por culpa dos artistas, sei que é difícil de falar sobre algo que não se vivencia. Na questão de representatividade negra, os quadrinhos ainda estão engatinhando, porque ainda está nessa de cumprir uma cota, porque tá na moda colocar pessoas negras, vamos enfriar um preto aqui pra ninguém reclamar. Acho que essa visão tem que mudar ainda, eu sinto que se coloca personagens negros bem forçado. Eu mesma não vejo necessidade de se pegar personagem branco e o colocar como negro , eu vejo a necessidade de se construir uma personagem desde sua essência negro, que ele já seja construído pensando em sua estética, pensando em suas vivencias um personagem feito pra ser negro. E eu acho que mais negros dentro do quadrinho iria mudar e bastante essa questão".

D.A.D.A. está disponível para leitura aos assinantes do Social Comics, neste link. A primeira edição tem, além do roteiro de Roberta Araújo, letras de Ana Recalde, arte-final de Jéssica Lang, arte de Renata Rinaldi, e capa de Chiquinha e Cath Gomes


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2851