
Mass Effect Andromeda é acusado de deixar as personagens femininas "mais feias" para ser politicamente correto
Mass Effect Andromeda, o novo Action RPG da Bioware, que será lançado no próximo dia 21 de Março, está sendo acusado pelos fãs de ter deliberadamente "deixado mais feia" todas as personagens mulheres do game, de modo a ser "politicamente correto", no sentido de não "reforçar o padrão de beleza já conhecido", segundo reportagem do The Sun.
Atriz que serviu como inspiração para a personagem do jogo
Várias pessoas notaram que as personagens mulheres do game estão bastante diferentes da aparência das modelos reais que serviram de base para a versão virtual. Ainda segundo estes fãs, curiosamente os homens do game estariam exatamente iguais os belos atores reais.
O site BioFanBlog, de fãs de Bioware, postou até um comparativo mostrando as versões masculinas e femininas do (a) personagem principal do game, Ryder, interpretado pela atriz Jayde Rossi e pelo ator Steven Brewiss.




Em reportagem do site Heatstreet, a crítica feminista Liana Kerzner chama a atenção para o fato de que não é a primeira vez que isso acontece em jogos da empresa.
"É algo que aconteceu em Dragon Age Inquisition também. Cassandra, Josephine e Serah (personagens femininas do game) eram "mais normais", enquanto Dorian (personagem masculino) era o "Capitão Homem Perfeito". Fantasia é apenas fantasia, mas se eles querem passar uma mensagem, acaba sendo a de que se você é mulher, precisa escolher entre ser valorizada pelos seus atributos físicos, ou pela sua personalidade. Fazer a mulher ter que escolher entre as duas coisas, enquanto o homem não precisa, impacta a vida de mulheres em posições de liderança" pontua ela.
Não é de hoje que videogames são alvos de ataques de grupos que querem censurar os jogos, e definir o que é "certo ou errado" para um gamer jogar. Nas décadas passadas era a crítica voltada para o fato dos jogos serem "violentos demais", mesmo se tratando de games classificados por órgãos oficiais, como o ESRB, e destinados para adultos.
Já nos últimos anos, grupos que dizem estarem tentando atender agencias sociais tem feito "exigências", não somente dentro do mundo dos games, mas no meio da cultura pop em geral. Uma das maiores críticas que elas fazem é contra a chamada "beleza padrão" e a "sexualização" de personagens femininas fictícias.